Picote candidata às aldeias de Portugal

Foi realizada a apresentação pública do projecto “Aldeias de Portugal”, a que a freguesia de Picote é candidata, conjuntamente com as freguesias de Caçarelhos, no concelho de Vimioso, de Montesinho, no de Bragança, e Pinheiro, no concelho de Vinhais.

A rede “Aldeias de Portugal” assenta num conceito que adquire sentido e profundidade neste mundo que nos leva à descoberta das origens, pretendendo proporcionar a quem as visita a descoberta de uma forma de turismo diferente, em plena natureza.

É uma oportunidade para desfrutar de paisagens naturais e de um ambiente sereno, aliando o contacto entre o Homem, a natureza, a cultura e a vida quotidiana do mundo rural. Assim, a CORANE – Associação de Desenvolvimento dos Concelhos da Raia Nordestina definiu, como Estratégia Local de Desenvolvimento, propôr a classificação destas quatro aldeias, como forma de promover os núcleos rurais, aumentando o número de visitantes e desenvolvendo estratégias que proporcionem a promoção externa dos recursos turísticos e endógenos da região.

Consideramos tratar-se de uma oportunidade que a nossa terra não pode perder, divulgando assim as riquezas naturais, culturais e também todo o trabalho que, com a colaboração de todos, tem vindo a ser feito na preservação dos nossos valores e da nossa identidade.

A apresentação deste projecto, que decorreu  no TERRA MATER - Ecomuseu de la Tierra de Miranda, no  dia 25 de Novembro, teve o seguinte programa:

• 14h30 – recepção com gaiteiros (Tumbar);
  • 15h00 – apresentação do projecto – Centro de Interpretação do Ecomuseu Terra Mater;
  • 16h30 – visita à aldeia de Picote.
  • 19h00 – degustação de produtos da terra.

Seguem-se algumas fotografias alusivas ao evento.